NOTICIAS: Notícias do PROMOB-e

PROMOB-e

Missão técnica avalia eletropostos entre Curitiba e Florianópolis

Iniciativa da Aneel, Copel e Celesc irá analisar desempenho de dois veículos elétricos e dos postos de recarga entre as duas capitais
Crédito: Soninha Vill/GIZ
Crédito: Soninha Vill/GIZ

O PROMOB-e está acompanhando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) em viagem técnica para avaliação da infraestrutura de eletropostos entre Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), a partir desta terça-feira (6).

Além do desempenho dos carros e do tempo de recarga, serão avaliadas ao longo de dois dias a emissão de gás carbônico, as condições dos eletropostos e a conveniência dos locais para o usuário, como serviços como restaurantes e banheiros. Também irão participar da viagem representantes da  Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), Itaipu Binacional, Lactec e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Na tarde desta terça, a Copel abriu a missão apresentando uma estação de recarga dentro da sede da empresa e ainda um histórico dos projetos ligados à mobilidade elétrica, em parceria com a Itaipu Binacional.

“Já fizemos algumas viagens mais curtas dentro do Paraná, mas nesta integração com a Celesc, em outras rodovias, é a primeira vez”, explica o engenheiro Zeno Nadal, da Superintendência de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel. A missão irá percorrer entre 400 e 500km, em trecho de declive. “Iremos avaliar algumas características básicas dos veículos, porque a unidade é diferente — você mede o consumo em kWh por km rodado —, e também verificar o desempenho e a disponibilidade das estações”, completa.

Itinerário
Na manhã de quarta-feira (7), a equipe de técnicos irá acompanhar dois veículos elétricos cedidos pela Celesc, BMW i3 e BYD e6, que sairão de Curitiba rumo a Blumenau (SC) pela BR 101, com paradas previstas em Joinville (SC) e Araquari (SC). Na quinta-feira (8), as paradas para recarga serão realizadas em Porto Belo (SC) e Florianópolis, onde a Celesc irá encerrar a missão com um workshop.

Leia também

Comentários (0) Postar comentário ›

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

Li e aceito os termos da Política de Privacidade.

Usamos o Akismet para a redução de spam. Saiba como seu comentário é processado.