• Categoria do post:Casa

Ao buscar por tipos de impermeabilizantes no mercado, é comum que você venha a se deparar com diversos modelos, destinados a usos diferentes.

Até porque, cada impermeabilizante é destinado a um uso específico, onde a opção correta tem potencial de trazer maiores resultados para aquele determinado tecido.

Qual a diferença entre os tipos de impermeabilizantes existentes no mercado?

E, entender a diferença entre cada um dos tipos de impermeabilizantes oferecidos pelo mercado é muito importante, principalmente para evitar erros e garantir os melhores resultados.

Por fim, a seguir separamos as principais diferenças sobre os principais e vendidos tipos de impermeabilizantes, para que você possa garantir os melhores resultados.

Impermeabilizante de tecido à base de água

Primeiramente, citando uma das maiores novidades do mercado, e que atualmente vem se destacando muito é o impermeabilizante à base de água.

Isso porque, esse produto, tem propriedades que tornam o uso mais simples e ao mesmo tempo, bastante eficaz, se encaixando muito bem na maioria dos casos.

A primeira vantagem que podemos citar se dá pelo fato dele ser sem cheiro e não mancha, o que facilita a aplicação no uso diário.

tie dye clay background blue handmade creative art abstract style

Assim, você pode fazer a aplicação do produto próximo a borrachas e plásticos, pois o impermeabilizante não danifica esses materiais.

Além disso, caso venha a cair no piso, por exemplo, você pode fazer a limpeza de forma prévia, e assim não vir a manchar.

Você também pode fazer a aplicação diretamente após a limpeza, não sendo necessário esperar o estofado secar por completo.

No entanto, dentre as possíveis desvantagens desse impermeabilizante para tecido, pode ser em relação ao tempo de secagem.

O produto pede pela própria fabricante, um tempo de 20 a 24 horas de secagem, o que comparado a outros modelos como o impermeabilizante a base de solvente, é um tempo bem longo.

Portanto, faz necessário que o aplicador veja as vantagens e desvantagens, e compare com o seu custo-benefício.

Impermeabilizante a Base de solvente não inflamável

Outra opção de impermeabilizante para sofá é a base de solvente do tipo não inflamável.

Nesse caso, em uma fórmula concretada, o impermeabilizante à base de solvente é muito procurado, por proporcionar uma aplicação rápida e eficaz.

ater drop blue cloth

Como vantagem podemos citar inicialmente o seu tempo de secagem, onde o produto tem a capacidade de secar em apenas 15 minutos. Após 2 horas, após secar completamente, o estofado já está pronto para o uso.

O tempo de cura total do produto são 24 horas.

Além disso, você também só precisa fazer 2 aplicações no máximo, conseguindo obter o resultado usando uma menor quantidade de produto.

Sem contar que estamos falando em um produto do tipo não inflamável, que consegue agir nas fibras do tecido sem bloquear seus poros, criando uma película de proteção invisível e muito eficaz.

No entanto, o uso do impermeabilizante a base de solvente não inflamável requer mais cuidados, como isolar partes plásticas, borrachas, tecidos colados e o piso, pois o produto pode manchar.

Sem contar também que ele deve ser aplicado com um pulverizador inox com borrachas em viton, evitando aplicações muito intensas e muito próximas ao tecido.

É necessário também estar com o tecido totalmente seco antes de fazer a aplicação.

Portanto, assim como os outros tipos de impermeabilizantes, esse possui suas vantagens e desvantagens, indo de acordo com seu uso.

Impermeabilizante a base de solvente inflamável

woman doing house work with rechargeable vacuum cleaner

O impermeabilizante a base de solvente inflamável, hoje também se encaixa muito bem dentre os modelos de impermeabilizante de sofá, podendo valer muito a pena.

Para você que não conhece, esse tipo de impermeabilizante tem vantagens bem semelhantes ao modelo a base de solvente não inflamável.

Dessa forma, ao adquirir esse produto, você terá vantagens como:

  • Capacidade de secagem em apenas 15 minutos (tempo total de cura 24 horas);
  • Resultados de muita eficácia;
  • Totalmente pronto, não sendo necessário diluição;
  • Necessidade de apenas 2 aplicações.

Em relação às desvantagens e cuidados podemos citar:

  • Necessário isolar partes plásticas, borrachas, tecidos colados e piso;
  • Aplicação deve ser feita com pulverizador inox com borrachas em viton;
  • O estofado precisa estar totalmente seco antes de fazer a aplicação;
  • Cuidados na distância e quantidade aplicada.

No entanto, e nesse caso especial, estamos falando de um impermeabilizante do tipo inflamável, onde você deve ficar atento a fogo e vapores pesados no momento da aplicação.

Lembrando que eletricidade estática pode acumular e inflamar vapores, sendo essencial um cuidado especial na aplicação.

E você, tinha noção desses tipos de impermeabilizantes existentes hoje no mercado? Não deixe de ler todas as recomendações do fabricante.