• Categoria do post:Dicas

Se você deseja saber qual a melhor camiseta de algodão, então venha ao lugar certo! Inúmeros fatores afetam a qualidade de uma camiseta. A origem das fibras que irão compor o tecido é muito diversa, e elas influenciam no caimento de uma peça quando usada.

O algodão é um tecido natural, elegante, tira o mau cheiro do suor e é mais confortável que outros tipos de tecidos.

Conteúdo do artigo

Qual a melhor camiseta de algodão?

É normal encontrar tecidos mistos, compostos por 50% poliéster e 50% algodão, além de tecidos sintéticos. Os principais tecidos feitos de fibras naturais são: sisal, algodão, viscose, linho, seda e lã.

melhor camiseta de algodão

Devido à sua ampla utilização na fabricação de camisetas, o algodão possui conta com subcategorias em termos de produção. Com preços e padrões de qualidade variados, confira logo abaixo!

-Tipos de algodão

Uma variável a definir dentro do universo do algodão é a sua origem:

-Egípcio

Suas fibras são brancas, finas, extremamente longas e têm uma grande resistência. É feito em regiões áridas do norte da África e, por ser muito suave e durável, eles são ideais para cama, mesa e peças íntimas, além de camisetas.

pexels francesco paggiaro 581087

-Pima

Da mesma forma, ele tem fibras muito longas, embora sejam de cor creme. É feito em regiões áridas dos Estados Unidos e Peru e mais frequentemente utilizado na produção de tecidos mais finos e linhas de costura.

-Upland ou anual

Os componentes deste algodão são fibras brancas de tamanho médio e muito macias. É criado no Cerrado brasileiro e sua característica mais marcante é sua extrema versatilidade.

Por isso, dependendo do tratamento, além de camisetas, também pode ser usado em jeans, malharia, cama, mesa e banho.

-Reciclado

É feito após o reaproveitamento de outros têxteis de algodão. Esses tecidos são moídos e submetidos a um processo de estreitamento para obter uma consistência parecida com o algodão tradicional.

Como resultado da mistura de cores e texturas de vários tecidos, torna-se um tecido único com aspecto artístico.

-Orgânico

É uma nova alternativa ao algodão padrão. Cultiva-se sem usar nenhum produto químico e gasta menos água na produção e sua qualidade é muito comparável ao de Upland.

Além disso, é antialérgico, tornando-o altamente recomendado para as peças de bebê.

-Processamento do Algodão

Antes de virar malha, o algodão passa por um processo que pode ser:

-Cardada

Comparando a qualidade dos fios cardadas não penteadas, a cardada é inferior. Ocorre que ela não recebe o tratamento especializado de penteadeira, cuja finalidade é simplesmente remover as fibras mais curtas que são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de bolinhas no tecido (pilling).

Bem como irregularidades na função do fio (neps), prejudicando a aparência dele.

-Penteada

O tratamento para o fio penteado é excelente. As fibras curtas e qualquer impureza que ainda possa estar presente como resultado da colheita são eliminadas durante a passagem pela penteadeira.

Sendo assim, é feito um material mais limpo e durável, que prevê menos irregularidades (neps) e menos pilling na malha. Além de ficar mais macio, também tem uma aparência melhor.

Porém, os custos durante o processo de produção é mais alto e também gera perda de algodão, o que faz com que o tecido seja mais caro.

-Número do fio

Por fim, o número do fio também se leva em conta durante a fabricação de uma camiseta de algodão.

-Fios 24.1, 26.1 E 28.1

Quanto mais grosso e inferior o fio, menor o número. Têm um encolhimento maior e encontram-se em malhas cardadas, sendo usado com mais frequência em uniformes e roupas que exigem extrema durabilidade e resistência.

-Fio 30.1

Ideal para produzir camisas premium e de alta qualidade. Tem o equilíbrio ideal de espessura e largura para proporcionar conforto e maciez, ao mesmo tempo em que adiciona durabilidade e resistência.

-Fios 40.1 E 50.1

Apesar de sua excelente qualidade, isso torna a malha mais fina e translúcida. Muitas vezes usado em roupas de cama ou lingerie.

Qual é o melhor tipo de algodão?

pexels cottonbro 4066293

O melhor material para camisetas é a malha algodão fio 30 penteado. Isso porque, esse material passa por um processo de tecelagem diferente dos demais, o que os torna mais duráveis.

Além disso, as camisetas de malha algodão fio 30 penteados não costumam desbotar tão facilmente e são mais confortáveis ​​de usar. Embora custe mais do que outros tipos de tecido, se você procura camisetas de alta qualidade, essa é sem dúvida a melhor opção.

Agora que você já conhece todas as opções do melhor tipo de material para uma camiseta, você deve estar se perguntando onde pode encontrar, não é mesmo? 

Uma camiseta 100% algodão é uma camisa de maior prestígio que proporciona mais conforto e estimula mais frescor porque é feita de fibras naturais.

Por fim, não esqueça de compartilhar este conteúdo com seus amigos, caso tenha gostado de saber qual a melhor camiseta de algodão!