• Categoria do post:Dicas

O que é preciso para se tornar produtor musical? Confira quais as principais informações sobre este tipo de profissão, aqui nesta página!

Um produtor musical é uma parte essencial da indústria da música, um indivíduo que apoia artistas e músicos de várias maneiras à medida que dão vida à sua música no disco. Embora todos os produtores musicais desempenhem funções semelhantes, a natureza do trabalho será diferente dependendo das necessidades e do projeto do artista.

O que é preciso para se tornar produtor musical?

Um produtor musical geralmente vem de música ou formação técnica, tendo trabalhado como músico ou engenheiro de gravação (ou ambos, se forem talentosos o suficiente) em um estúdio de áudio.

Embora o papel do profissional exija que ele seja criativo em primeiro lugar, um produtor musical deve ser capaz de supervisionar os requisitos administrativos do processo de gravação para garantir o melhor ambiente possível para o artista fazer sua “coisa”.

Conteúdo do artigo

Quais habilidades é preciso ter como produtor musical?

Existem inúmeras habilidades que você pode precisar se estiver buscando uma carreira como produtor musical. Esses incluem:

  • Gerenciamento de Projetos
  • Gestão de Pessoas
  • Administração de orçamento
  • Habilidades de negociação
  • Perspicácia de construção de equipe
  • Conhecimento em ferramentas técnicas de produção de áudio

Conhecimento técnico sobre equipamentos musicais

Você também precisará conhecer muitas das “ferramentas do comércio” mais comuns, tanto criativas quanto técnicas. Esses incluem:

Estações de trabalho de áudio digital: incluem Avid Pro Tools, Steinberg Cubase, Apple Logic e Ableton Live. Você deve saber como gravar músicas em um DAW e garantir que todos os instrumentos soam claros e nítidos. Você precisa ter um bom conhecimento dos recursos básicos e avançados desses produtos.

Microfones: Os microfones são essenciais para o processo de gravação. Qualquer bom produtor musical entenderá a diferença entre microfones dinâmicos e condensadores e como eles interagem com diferentes amplificadores, instrumentos e vocais.

Outros equipamentos musicais: O estúdio de música está repleto de todos os tipos de equipamentos musicais. Como produtor musical, é seu trabalho entender a função de cada equipamento, bem como, os softwares de gravação e edição, e como você pode usá-los para fazer o melhor registro possível.

Com quem um produtor musical trabalha?

digital mixer recording studio with computer recording music background sound engineer work concept creativity show business

Produtores musicais têm que trabalhar com uma grande variedade de pessoas para fazer um disco. No entanto, isso será diferente com base no tamanho e no orçamento do projeto. 

Se eles trabalham com uma banda ou artista sem contrato, eles podem ter que trabalhar apenas com o ator e um engenheiro de áudio. Se eles estiverem trabalhando com um artista contratado em uma grande gravadora, um produtor musical precisará saber como lidar com representantes de gravadoras, editoras, gerentes, talentos e engenheiros musicais.

Esse profissional pode realizar trabalhos freelancer, em parceria com gravadoras, montar o seu próprio estúdio de áudio, trabalhar para empresas diversas, entre outros. 

Como se tornar um produtor musical?

Se você planeja se tornar um produtor musical, precisará adquirir a experiência relevante por meio da colaboração e do trabalho com outros profissionais de áudio criativos.

Formação

Você pode fazer isso em um ambiente de educação formal ou aprender sozinho; há diversos recursos que estão disponíveis online. Você também pode fazer cursos na faculdade que contarão com as qualificações apropriadas necessárias para se tornar um produtor musical confiável e eficaz.

Se você leva a sério uma carreira na música, pode querer trabalhar para obter um diploma na área de Produção Musical. Muitas opções estão disponíveis; alguns são voltados para o lado criativo das coisas, enquanto outros são mais baseados em tecnologia. Reserve algum tempo para pesquisar diplomas e encontrar aquele que mais beneficie sua carreira desejada.

Portfólio

Será preciso construir um amplo portfólio de trabalho para poder mostrar seus talentos a clientes em potencial. Trabalhe com artistas locais que lhe interessam, ganhe experiência relevante, aumente sua reputação e desenvolva seu conjunto de habilidades.

digital mixer recording studio with computer recording music background man with bass guitar concept creativity show business

Vagas de emprego

Depois de ter a experiência e as qualificações certas, você deve procurar emprego. Estes são geralmente anunciados online ou em lojas de música ou salas de ensaio. Claro, você pode não estar produzindo para uma grande empresa imediatamente, mas há muitos projetos interessantes para um produtor musical iniciante.

Você pode criar um perfil e incluir o seu portfólio em redes como o LinkedIn, por exemplo. 

Redes sociais

Além disso, você também deve, quase que obrigatoriamente, criar suas próprias páginas de mídia social e site. Se você tem uma forte presença nas mídias sociais e uma plataforma estelar por meio da qual conduz seus negócios, talvez nem precise procurar clientes; eles virão direto para você. 

Quais são os benefícios de ser um produtor musical?

Existem muitas razões pelas quais alguém pode querer se tornar um produtor musical, como:

Uma chance de fazer um bom nível de renda

Como muitos empregos, o salário de um produtor musical depende de seu sucesso, do número de clientes e de sua localização. Além disso, produtores que trabalham para grandes empresas ganham tão bem quanto os produtores independentes. 

Desempenhar um papel importante na indústria da música

O produtor musical moderno desempenha um papel vital na indústria da música e do entretenimento. Eles supervisionam todo o processo de gravação. Sem produtores, músicas e gravações de qualidade simplesmente não existiriam.

Na verdade, é justo dizer que os produtores musicais lidam com os papéis de pelo menos cinco indivíduos diferentes, sejam eles escrevendo músicas, projetando e mixando a faixa, tocando instrumentos ou fornecendo um estúdio adequado para produzir um disco.

Como tal, os produtores são inestimáveis ​​para suas empresas, investidores, artistas e até mesmo para o público e consumidores que apreciam sua música. 

Por quê? Os produtores musicais garantem que as rodas estejam girando constantemente e que o relacionamento entre o artista e a gravadora permaneça positivo durante todo o  processo de gravação, promovendo a colaboração e fornecendo direção por toda parte.

Além disso, se um produtor musical for fantástico em seu trabalho, ele poderá casar a visão criativa do artista com as necessidades financeiras da gravadora.

Você começa a viver o estilo de vida da música

Muitos produtores musicais já foram músicos e compositores. No entanto, algumas pessoas optam por produzir porque querem desfrutar de uma vida na música sem se apresentar. 

Eles passam as noites em clubes e locais de música, verificando talentos, curtindo novos sons e  afinando seus ouvidos para o brilho musical. Eles também podem criar música e moldar o som da tendência em sua área e além. Eles também trabalham com uma variedade de artistas e ajudam a orientá-los para serem ainda melhores.

group people sound mixer station 1

Fama dentro dos círculos musicais

Enquanto muitas pessoas entram no mundo da música porque querem ser a pessoa que sobe ao palco e aparece na capa do álbum, muitos produtores são reconhecidos e desenvolvem seu próprio nível de fama na indústria. 

Muitos produtores acabam desenvolvendo seu próprio estilo musical único, e os artistas procuram esses produtores para ajudar a aprimorar o som desejado. 

Como tal, não é incomum que um álbum tenha as impressões digitais de um produtor musical, especialmente se eles são bem conhecidos dentro de um gênero – basta olhar para Timbaland.

Como você pode ver, há muitos benefícios em se tornar um produtor musical. Embora precise gastar muito tempo fazendo contatos e obtendo a experiência certa, uma vida na indústria da música muitas vezes pode ser uma linha de trabalho ilustre e gratificante.