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Criar um site para a sua empresa tornou-se algo bastante comum e necessário neste mundo virtual em que estamos vivendo. A empresa que não investe em sua presença digital em 2023, certamente estará perdendo dinheiro e reconhecimento.

Através dessa presença online seus clientes em potencial conseguem saber mais sobre o seu negócio e encontrar maneiras de se conectar.

Mas, afinal, como fazer um site para a sua empresa e conseguir melhorar a sua presença digital com esse meio? A seguir, vamos encontrar as respostas para as suas perguntas. Confira!

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Defina os objetivos do seu site

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Antes de tudo, é importante definir os seus objetivos para o novo site, afinal, eles serão importantes para as estratégias que você irá implementar, assim como as decisões que serão tomadas para conseguir alcançá-las no período definido.

Essa definição de metas será fundamental para que você tenha um processo de desenvolvimento bem direcionado.

Por exemplo, você pode querer apresentar a sua empresa para o público-alvo, contar sua história, vender diretamente pelo site, informar e instruir seus usuários, dentre outras possibilidades.

Escolha uma plataforma de construção de sites

A escolha da plataforma perfeita também é importante para a construção do seu site empresarial. 

Certamente, opções não irão faltar no mercado, afinal, existem muitas plataformas disponíveis para a criação de sites. Para a escolha certa, é preciso avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma.

Além disso, é importante pensar nas necessidades da sua empresa voltadas para um site, o que irá influenciar na escolha da plataforma.

Analise sempre se a plataforma oferece uma boa escalabilidade, se ela é confiável e se irá oferecer agilidade e uma boa experiência ao usuário. Por exemplo, temos a plataforma VTEX que é bastante conhecida e possui diversos benefícios.

Essa é uma das plataformas de e-commerce que também cria sites, sendo líder no mercado pela sua qualidade.

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Registre um domínio relevante

O domínio do seu site também deve ser relevante, afinal, este será o endereço da sua empresa na web e é por onde as pessoas conseguirão encontrar o seu site online.

A escolha do domínio deve considerar não apenas a sua relevância, como também a facilidade com que o seu usuário poderá se lembrar dele depois e aumentar as chances de novas visitas.

Por exemplo, você poderá utilizar o nome da sua empresa no domínio ou algo que lembre o tipo de conteúdo que você irá compartilhar por meio do site.

Importante! O registro desse domínio deve ser feito por meio de plataformas confiáveis.

Selecione um design profissional

O design presente no seu site será a primeira impressão que o usuário terá ao clicar no link. Tendo em vista que essa impressão será sobre o seu negócio, é importante que ela seja positiva.

Por isso, utilize um design que seja profissional para realizar essa tarefa que terá grande peso no seu novo site.

Ele deve ser funcional, estar alinhado com a identidade da sua empresa e ser atraente aos olhos do visitante. Além disso, ele deve ser responsivo para que se adapte automaticamente aos dispositivos móveis quando seu site for acessado de um celular ou tablet.

Se não houver nenhuma experiência nesta área ou deseja algo, de fato, profissional, procure por um profissional em design para fazê-lo.

Crie conteúdo de qualidade

O conteúdo que será disponibilizado no seu site deve ser de alta qualidade e agregar valor ao seu público, afinal, é este conteúdo que muitas vezes irá definir se ele irá retornar ao site ou não.

Para isso, pode ser indicado utilizar as estratégias propostas pelo marketing de conteúdo, se possível para atrair o público nas redes sociais a até comprar seguidores reais, para promover o conteúdo. Assim, você poderá se certificar de estar oferecendo o melhor e ainda buscando se destacar nos principais mecanismos de busca.

Otimize para SEO

O SEO, Otimização de Mecanismos de Busca é fundamental para que seu site possa ser encontrado nos principais mecanismos de busca, como o próprio Google.

Para essa otimização acontecer, será necessário investir na busca por palavras-chave que sejam relevantes para o seu público-alvo. Além disso, é importante otimizar também os seus conteúdos, o que fará com que eles se destaquem e apareçam nas melhores colocações da primeira página de resultados de pesquisa.

A utilização de links, imagens e vídeos, também é uma forma de contribuir para a otimização.

O carregamento de página também é relevante quando falamos em SEO, afinal, a velocidade com que um site demora para carregar irá impactar diretamente na otimização e em como os mecanismos de busca vêem este site.

E se o interesse é em se destacar em uma localização específica, ainda é possível investir no SEO Local.

Inclua uma página de contato

A página de contato ajuda a facilitar o acesso do usuário aos seus contatos, seja por e-mail, celular, etc. É uma excelente maneira de obter feedbacks do visitante, assim como tirar dúvidas, realizar vendas e solucionar qualquer tipo de problema que venha a surgir.

Essa conexão é importante para que o usuário se sinta acolhido e ouvido, mesmo que no meio digital.

Teste e lance o site

Por fim, a realização de testes deve ser frequente para garantir que esteja utilizando as melhores estratégias, para que seu site funcione da melhor maneira possível e para ter certeza de que está oferecendo os melhores conteúdos e realizando as melhores abordagens para o seu site.

Conclusão

Para que a sua marca estabeleça uma boa presença digital, é indispensável que ela tenha um site próprio. Através deste meio, é possível compartilhar informações relevantes para o público-alvo, oferecer dados importantes para contato e muito mais.

Criar um site do zero pode ser desafiador, mas com os recursos certos e com bons profissionais responsáveis tudo fica mais simples.