• Categoria do post:Dicas

Saiba como construir um estilo que vai traduzir sua personalidade por meio da moda

A moda é muito mais do que tendências que vêm e vão. As roupas e acessórios escolhidos são capazes de transmitir uma mensagem sobre nós para quem está em volta a partir da imagem. É por isso que ter um estilo que transmita sua essência é fundamental.

Seu estilo vai traduzir sua personalidade e deixar uma marca registrada sobre sua pessoa, como você será lembrado e descrito por aí. E engana-se quem pensa que para ser estiloso é necessário investir em todas as últimas tendências das grandes marcas.

Como construir seu próprio estilo

A moda não precisa ser cara. Em vez de gastar fortunas com os looks das passarelas, faça compra em brechós ou em sites com desconto em moda e liquidações. Invista em peças que não só refletem seu estilo, mas também transitam por diferentes estações e continuam em alta, temporada após temporada.

E como criar seu estilo pessoal? Confira a seguir algumas dicas certeiras.

Conteúdo do artigo

1- Se conheça melhor

Primeiro, como você viu até aqui, as roupas que vestimos dizem muito sobre quem somos e como estamos nos sentindo no momento. Por isso, antes de definir seu estilo pessoal, vale a pena refletir sobre suas características, sua personalidade e qual a mensagem deseja transmitir ao mundo.

Pense também no seu estilo de vida. Onde você trabalha? Como aproveita seu tempo de lazer? Quais ambientes mais frequenta? Identificar tudo isso é fundamental para dar direcionamento ao seu estilo, pois ele precisa estar alinhado com a sua realidade e rotina. Caso contrário, será muito fácil de se perder com o tempo.

2- Analise as roupas do seu guarda-roupa

Tire todas as suas roupas do armário e separe-as por categorias: aquelas que mais gosta, as que não usa faz tempo (aproveite para doá-las) e as que têm valor afetivo. Avalie as características em comum de cada grupo, tentando descobrir o que você mais gosta e o que não agrada.

Verifique padrões de cores, modelagem, caimento… o que elas têm em comum vai indicar quais são as suas características preferidas e o que você não curte na hora de se vestir. Tenha isso em mente para fazer novas compras.

3- Busque inspirações

Agora que você já tem uma ideia do que gosta de usar, o que cai bem no seu corpo e suas cores preferidas, procure inspirações. Leia blogs de moda, pesquise no Instagram e no Pinterest por estilos e combinações diferentes que aproveitam as peças que você já tem e inspiram na hora de comprar novas.

4- Conheça o estilo dos seus amigos

Analise entre seu grupo de amigos e amigas quais estilos mais te agradam. O que aquele amigo usa que você mais gosta? E o que você acha que não cairia bem em você? Observe e converse com eles para identificar características que podem agregar no seu estilo pessoal. Peça indicações para conhecer novas lojas e influenciadores para se inspirar.

5- Observe as vitrines

Para manter-se antenado nas últimas tendências da moda, nada melhor do que passear pelo shopping e analisar as vitrines. Perceba nos padrões qual peça está em alta e pense se ela faz o seu estilo. Na dúvida, experimente.

6- Experimente

Para encontrar seu estilo pessoal é preciso experimentar. Sempre que gostar de uma peça no manequim, peça para experimentar, analise no espelho o caimento e veja como você se sente com a peça no corpo. Antes de comprar algo, pense se a novidade combina com o que você já tem no guarda-roupa e busque por peças que vão render novas combinações.

7- Invista em acessórios

Se você quer criar sua marca pessoal e ser lembrado por algum detalhe do seu estilo, invista em acessórios. Um chapéu diferente, acessórios de cabelo, anéis, bolsas ou sapatos… é infinita a lista de itens que podem fazer você se destacar em meio à multidão.