NOTICIAS: Notícias do PROMOB-e

Equipe PROMOB-e

Veículos elétricos em pauta

Iniciativa reúne veículos de imprensa para entender melhor a importância dos veículos elétricos
Workshop para jornalistas. Crédito: Vitoria Souza
Workshop para jornalistas. Crédito: Vitoria Souza

A mobilidade elétrica tem se tornado um assunto cada vez mais importante no noticiário brasileiro, principalmente após grandes avanços em políticas públicas ligadas ao setor, como a  assinatura da Medida Provisória (MP) 843/2018, que cria o Rota 2030, e a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta a recarga de veículos elétricos (VEs).

Nesse contexto, o PROMOB-e promoveu no dia 31 de julho, em São Paulo, o workshop Mobilidade Elétrica: conceitos, previsões e fontes, capacitação voltada para jornalistas que têm interesse em entender melhor o setor. Um dos objetivos do encontro foi tornar a mobilidade elétrica mais acessível, mobilizando a mídia nacional sobre o assunto e qualificando conteúdos produzidos sobre VEs.

O evento reuniu profissionais de importantes veículos de comunicação, além de instituições públicas e privadas ligadas à mobilidade elétrica.

Proteção ao meio ambiente

Um dos aspectos abordados no workshop foi a relação entre os veículos elétricos e a proteção do meio ambiente, por meio da tecnologia de recarga. Nesse sentido, um dos convidados lembrou que, para que o veículo elétrico seja ainda mais efetivo no combate ao aquecimento global e na redução da emissão de gases poluentes, o VE precisa que a energia de recarga advenha de fontes renováveis.

Isso ocorre porque, apesar do VE não emitir poluentes, a forma que a energia de recarga do veículo é obtida pode poluir – enquanto as termelétricas poluem mais, as energias renováveis poluem bem menos. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 82% da matriz elétrica brasileira advém de fontes renováveis, o que torna os veículos elétricos ainda mais atrativos – a média mundial de uso de energias renováveis na matriz elétrica é de 23%.

Transformação urbana

A mobilidade elétrica como ferramenta de melhoria da mobilidade urbana também foi abordada no workshop. Segundo alguns dos convidados, a versatilidade da tecnologia – presente em carros, caminhões, barcos, aviões, bicicletas e em outros veículos – auxilia na diversificação dos modais de transporte, desafogando o trânsito de carros. A possibilidade de compartilhamento de veículos, comum na mobilidade elétrica, também tem se mostrado positiva na melhoria do transporte urbano.

Além disso, a tecnologia é efetiva na formação de uma sociedade mais saudável, uma vez que reduz a emissão de gases poluentes e, consequentemente, diminui a quantidade de doenças cardiorrespiratórias causadas por poluição. No caso das bicicletas elétricas, a tecnologia ainda incentiva usuários a praticarem exercício enquanto se locomovem.

Outros assuntos, como a mobilidade no dia a dia e o funcionamento dos veículos elétricos, também foram abordados no workshop, demonstrando a amplitude técnica, social e econômica da mobilidade elétrica.

Leia também

Comentários (0) Postar comentário ›

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

Li e aceito os termos da Política de Privacidade.

Usamos o Akismet para a redução de spam. Saiba como seu comentário é processado.