NOTICIAS: Notícias do PROMOB-e

Equipe PROMOB-e

PROMOB-e é apresentado a estudantes na Universidade de Brasília

Projeto conta com stand interativo no Encontro de Ciência e Tecnologia do Gama
Crédito: Nívea Ribeiro
Crédito: Nívea Ribeiro

O PROMOB-e é uma das iniciativas participantes do Encontro de Ciência e Tecnologia do Gama da Universidade de Brasília (UnB), que ocorre de 24 a 28 de setembro. No campus Gama, que concentra cinco cursos de tecnologia, os alunos podem visitar nosso stand interativo e, na tarde desta segunda-feira (24), puderam participar de uma palestra sobre o projeto. Alunos da UnB e de duas escolas públicas do ensino médio do Distrito Federal acompanharam a apresentação.

O engenheiro Bruno Carvalho, técnico do PROMOB-e, mostrou aos estudantes um pouco da história da mobilidade elétrica, tipos de motores elétricos e ainda os objetivos do PROMOB-e, com foco nos impactos positivos da redução de emissão de gases de efeito estufa. “Estima-se que em São Paulo você perca de três a três anos e meio de vida por conta da poluição, e um transporte coletivo eletrificado diminuiria muito isso”, ressaltou o engenheiro.

Transformação

Também conversou com os estudantes o engenheiro Elifas Gurgel, entusiasta da mobilidade elétrica e criador do projeto Poraquê, que adaptou um carro popular de motor à combustão à nova tecnologia em 2009. O Gol modificado utiliza uma bateria de Íon Lítio, tem tempo de recarga de 8 horas, gera economia de 75% em relação à gasolina e deixou de lançar na atmosfera cerca de 16,6 mil kg de CO2 nos últimos nove anos.

Para Gurgel, o projeto traz a importância da manutenção e reutilização dos bens. “Transformação é solução. Você vai deixar de lançar na atmosfera gases de efeito estufa, assim como vai preservar o meio ambiente pela não deterioração de um equipamento que ainda será utilizado. Quando você descarta alguma coisa em casa, lembre-se de que aquele equipamento precisou de energia para ser produzido. Por que não repotencializar aquilo que você tem?”, provocou.

Após o evento, os alunos conheceram o carro adaptado por Gurgel. “A palestra foi legal porque pude ver que são ideias diferentes, a transformação de algo comum em algo que pode ser usado no futuro. O carro, apesar de ser uma coisa menor em comparação a uma aeronave, é algo que podemos usar no dia a dia, e agora utiliza circuitos pequenos para gerar energia”, comentou o estudante Gabriel Ferreira, que está no 1º ano do ensino médio no Instituto Federal de Brasília (IFB).

Leia também

Comentários (0) Postar comentário ›

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

Li e aceito os termos da Política de Privacidade.

Usamos o Akismet para a redução de spam. Saiba como seu comentário é processado.