NOTICIAS: Notícias do PROMOB-e

Equipe PROMOB-e

Mobility City Lab compartilha soluções de mobilidade para municípios

Joinville foi pioneira na América Latina, e as principais ideias podem agora ser livremente acessadas

Já está disponível para consulta o relatório final do Mobility City Lab, iniciativa desenvolvida em Joinville, no segundo semestre de 2017, que traz 25 ideias inovadoras para solucionar problemas de mobilidade.  Desenvolvida pela rede de inovação Morgenstadt, a abordagem sobre mobilidade urbana e cidades inteligentes foi implementada pela primeira vez na América Latina com o apoio da Prefeitura de Joinville, do Instituto Fraunhofer IAO e da Cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

A abordagem Morgenstadt City Lab é um instrumento global que ajuda no desenvolvimento de estratégias sustentáveis para cada cidade onde é aplicada. Esses projetos são elaborados com base em inovação digital, tecnologias limpas e, principalmente, diálogo com atores de cada setor. No caso da cidade de Joinville, enfatizou-se o tema da mobilidade pelas sinergias entre os desafios que a cidade vem enfrentando, as prioridades da prefeitura, a expertise do Fraunhofer e os objetivos dos projetos de cooperação técnica entre Brasil-Alemanha, como o EEMU, de mobilidade urbana, e o PROMOB-e, que tem seu foco em mobilidade elétrica. Nesta primeira fase no Brasil foram produzidas 25 ideias de projetos, que objetivam melhorar a mobilidade da cidade.

Finalmente, no início de 2018, foi lançado o documento de conclusão do Mobility City Lab, trazendo não só a explicação de todo o processo – desde a elaboração do perfil da cidade até a discussão das ideias – como também o detalhamento de todas 25 ideias, suas contribuições para a mitigação das mudanças climáticas e uma indicação de um planejamento para os próximos passos. Esse material já pode ser acessado gratuitamente pela plataforma do Promob-e.

Para download do relatório final clique aqui e para notícias sobre o Mobility City Lab clique aqui.

 

Atualizada em 01/03/2018.

Leia também

Comentários (0) Postar comentário ›

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

Li e aceito os termos da Política de Privacidade.

Usamos o Akismet para a redução de spam. Saiba como seu comentário é processado.