Quem somos

O PROMOB-e é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) em parceria com o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento por meio da agência alemã de cooperação internacional GIZ. As atividades do projeto iniciaram em 2017 e estão previstas para encerrar em 2020.

 

Como o PROMOB-e surgiu?

O PROMOB-e surgiu como forma de apoiar o Brasil a alcançar sua meta global de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE). Essa meta, estabelecida após a conferência climática de Paris (COP21), é de diminuir a emissão de GEE, até 2030, em 43% em relação aos níveis de 2005.

No Brasil, o setor de transporte é responsável por mais da metade do consumo de combustíveis fósseis e por quase a metade das emissões de GEE do setor de energia. Para a melhoria desse cenário, o PROMOB-e atua na mobilidade elétrica dos transportes coletivos e de cargas urbanos, contribuindo para a formulação e implementação de políticas federais voltadas ao setor automotivo.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), espera-se que a frota de carros de passeio triplique até 2050, chegando a cerca de 11,8 milhões (9%) de veículos puramente elétricos.

 

Como o PROMOB-e atua?

O PROMOB-e visa fomentar a disseminação de sistemas de propulsão mais eficientes no Brasil. Para tanto, atua em três linhas:

  • Desenvolvimento de estratégias e políticas públicas para a promoção de sistemas de propulsão eficiente;
  • Normalização e regulamentação de requisitos para a mobilidade elétrica no Brasil; e
  • Modelos de negócio e projetos-piloto para sistemas de propulsão eficiente.