Parceiros

 

MDIC: coordenador político do projeto

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) é um órgão da administração pública federal direta. Fica a cargo desse ministério a coordenação do PROMOB-e, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial. Para mais informações sobre a secretaria e o ministério, acesse o site oficial do Ministério aqui.

 

GIZ: coordenação técnica

Empresa federal de utilidade pública, a GIZ apoia o governo federal da Alemanha na área de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. Ela atua em países em desenvolvimento, em transição ou industrializados, com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas e a construção de um futuro mais sustentável.

 

Outros parceiros estratégicos

Existem outros parceiros estratégicos importantes do PROMOB-e, como o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que cuida dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento; o Ministério das Cidades (MCidades), responsável por inserir a mobilidade elétrica no sistema de transporte urbano; o Ministério de Minas e Energia (MME), que considera a demanda de energia dos veículos elétricos no planejamento energético nacional; a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), responsável por regulamentar e aprimorar o fornecimento de energia elétrica; o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), que cria linhas de financiamento relacionadas à mobilidade elétrica; e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que promove o investimento na cadeia produtiva.

Outras cooperações são previstas com o setor privado, envolvendo fabricantes de veículos, fornecedores, provedores de energia e operadores de frota. Atuando principalmente no âmbito federal, o PROMOB-e também busca identificar e impulsionar projetos em cidades e estados a serem escolhidos no Brasil.